Créditos: divulgação

 

Gerido pela Sustenidos Organização Social de Cultura, instituição sem fins lucrativos, especialista na implantação e gestão de políticas públicas de cultura, o Projeto Musicou, programa de educação musical em expansão no Brasil, que oferece aulas de música gratuitas para crianças, adolescentes, jovens, adultos e pessoas idosas, disponibiliza espaços para a utilização de todos, com horários acessíveis para diferentes públicos e rotinas. Em uma iniciativa que visa enriquecer a vida cultural das comunidades locais, o Espaço Musicou de Euclídes da Cunha/SP emerge como um espaço dedicado à música e à criatividade, proporcionando um ambiente propício para o desenvolvimento de projetos artísticos.

Com isso, o Musicou pretende promover a formação musical de um público engajado, além de fomentar a integração com outras formas de expressão artística e manifestações culturais enraizadas nas comunidades. De acordo com a Coordenadora Pedagógica do Projeto Musicou, um dos objetivos do Projeto é impulsionar a cena cultural local e criar oportunidades no meio. "Podemos fortalecer a identidade cultural das regiões em que atuamos, trazendo a música como uma poderosa ferramenta de conexão entre as pessoas", afirma. "Queremos criar um espaço onde a música seja escutada, sentida, criada, vivenciada e compartilhada por todos", explica.

O processo de utilização do Espaço Musicou é direto e acessível. O Espaço não apenas acolhe, mas também apoia ativamente projetos musicais desenvolvidos pela própria população. Para isso, o Espaço Musicou disponibiliza não só o local, mas também instrumentos e orientação técnica para promover a criatividade e aprendizagem dos interessados. A Coordenadora ainda ressalta que a expectativa é que o Espaço Musicou se torne o epicentro de encontros criativos e colaborativos. "Queremos que as pessoas vejam o Espaço Musicou como um local de intercâmbio artístico, onde novas ideias nascem, parcerias são estabelecidas e talentos são lapidados. Ele é um ponto de encontro entre a paixão pela música e a busca por crescimento artístico", destaca.

Grupos, indivíduos e também alunos dos núcleos podem solicitar o uso de equipamentos e instrumentos nas salas de ensaio dos núcleos. O agendamento é feito diretamente com a coordenação, levando em consideração os dias e horários disponibilizados em cada um dos núcleos. A utilização dos espaços é gratuita.

O Musicou conta com patrocínio incentivado da Nubank, Bayer, CTG Brasil, Grupo Maringá e WestRock.

 

Espaço Musicou – São Paulo

Núcleo Musicou Euclídes da Cunha Paulista
Endereço: Avenida Antônio Joaquim Mano n° 614 – Euclídes da Cunha Paulista/SP

Dias e horários: 4ª, das 13h30 às 16h30
Patrocinador: CTG Brasil
Parceria: Prefeitura Municipal de Euclídes da Cunha Paulista

 

Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é uma organização referência na concepção, implantação e gestão de políticas públicas na área de educação musical. Atualmente, é gestora do Complexo Theatro Municipal e do Conservatório de Tatuí, além dos projetos especiais: Musicou, MOVE, Ethno Brazil e Big Bangl. De 2004 a 2021, também foi gestora do Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro. Eleita pelo prêmio Melhores ONGs a Melhor ONG de Cultura em 2018 e uma das 100 Melhores ONGs do Brasil em 2022, a Sustenidos conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, de prefeituras, empresas e pessoas físicas. As instituições interessadas em investir na Sustenidos podem contribuir por verba livre ou através das Leis de Incentivo à Cultura (Federal e Estadual). Pessoas físicas também podem ajudar de diferentes maneiras. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.

Acompanhe a Sustenidos: Site | Facebook | Instagram | Twitter | Linkedin | YouTube