Para encerrar o mês de setembro, a Japan House São Paulo traz uma programação gratuita para todas as idades, incluindo visitas mediadas às exposições em cartaz “Japão em miniaturas – Tatsuya Tanaka” e “Dōshin: os encantos dos brinquedos japoneses”, além de oficinas infantis, bate-papo sobre como fazer para estudar no Japão, conversa sobre participação feminina no universo do saquê e palestra com a arquiteta japonesa Kumiko Inui e a arquiteta brasileira Ester Carro.

 

Créditos: divulgação

Créditos: divulgação

Créditos: divulgação

 

Realizada pelo Consulado Geral do Japão em São Paulo, em parceria com a JHSP e a Associação Brasileira de Gastronomia Japonesa (ABGJ), a palestra “As mulheres no universo do Saquê” convida a CEO da Kinsuisho Brewery, Miyuki Saito; a sommelier especializada em saquê, Yasmin Yonashiro, e a fundadora do Jojo Ramen, Simone Xirata, para uma roda de conversa no dia 16 de setembro, às 15h. O bate-papo irá abordar a participação das mulheres na economia e na produção do sakê, a partir das trajetórias dessas empreendedoras. Ao final, o público presente também será convidado para uma degustação de saquês. O evento terá participação presencial aberta ao público maior de 18 anos mediante retirada de senhas 30 minutos antes do evento.

Para a criançada, a dica é aproveitar a oficina infantil “Heróis e Heroínas do Japão” no dia seguinte (17), às 11h e às 14h. A atividade é inspirada nos universos de Power Rangers, Ultraman, Pretty Cure, presentes na exposição Dōshin, entre outras personagens, propondo que os participantes criem seus próprios heróis e heroínas customizando adereços, gestos e poderes no primeiro andar da JHSP. O espaço ficará disponível para acesso, mediante retirada de senha 30 minutos antes do início da atividade.

 

Créditos: divulgação

Créditos: divulgação

 

Já no dia 24, a JHSP promove uma experimentação de brinquedos das franquias Sylvanian Families, Aquabeads e Jogos Epoch Super Mario, além de um encontro com a personagem Freya, a coelhinha chocolate de Sylvanian Families, em quatro horários: às 11h, 13h, 15h e 16h30. Na ocasião, os visitantes poderão abraçar e tirar fotos com ela no primeiro andar da JHSP, conforme a lotação do espaço.

Quem ainda não conferiu, ou quer rever as exposições “Japão em miniaturas – Tatsuya Tanaka” e “Dōshin: os encantos dos brinquedos japoneses” também pode aproveitar as visitas mediadas, conduzidas pelo time de educadores da JHSP, que acontecem, respectivamente, nos dias 19 e 26, às 15h; e 19, 21, 26 e 28 de setembro, às 11h30.

Para os amantes dos quadrinhos japoneses, o Ciclo de Mangá acontece no dia 24, às 15h, e destaca a obra Kamen Rider - umas das franquias mais longas e influentes do Japão -, do mangaká Shōtarō Ishinomori. Nesta roda de conversa presencial com participação do público, o time da JHSP traz informações e curiosidades sobre o início da história do super-herói, sua relação com outras mídias e seu contexto de criação, além do imaginário acerca dos heróis japoneses.

Resgatando o tema arquitetura e design, a Japan House São Paulo promove no dia 25, às 19h, a conversa “Pequenas paisagens: construções colaborativas no Brasil e no Japão” entre a arquiteta japonesa Kumiko Inui e a arquiteta brasileira e ativista urbana Ester Carro, presidente do Instituto Fazendinhando. Na ocasião, as convidadas comentarão sobre espaços comunitários criados por pessoas comuns visando soluções práticas para o cotidiano, trazendo exemplos de iniciativas no Brasil e Japão. Com mediação do jornalista e crítico de design, Marcelo Lima, o evento é híbrido e conta tradução simultânea Português/Japonês e Libras.

Vinda do Japão pela primeira vez ao Brasil exclusivamente para esta atividade, a arquiteta e professora Kumiko Inui desenvolve uma pesquisa focada na criação de espaços e oportunidades que propiciem a criação de “bens comuns”, ou seja, espaços que são apropriados e compartilhados por seus usuários. O Fazendinhando, liderado por Ester Carro, é um movimento de transformação territorial, cultural e social em regiões vulneráveis, feito por e para os moradores, por meio da recuperação de espaços públicos e ações de arte e cultura visando a integração da comunidade. Esta atividade é um dos resultados de conversas e trocas que a arquiteta japonesa tem tido com estudantes e profissionais brasileiros desde que seu trabalho foi um dos temas abordados na exposição Design Museum Japan, que esteve em cartaz na Japan House São Paulo no primeiro semestre de 2023.

Para quem gosta de literatura, a edição de setembro do Clube de Leitura JHSP + Quatro Cinco Um traz como leitora convidada a autora de "Humanos exemplares" (Companhia das Letras), Juliana Leite, para um encontro sobre a obra “As últimas crianças de Tóquio”, de Yoko Tawada. Considerada uma das autoras contemporâneas mais celebradas do Japão, Tawada traça neste livro uma narrativa em que o amor familiar pode vencer a devastação da humanidade. A partir da leitura, os participantes do Clube poderão trocar ideias sobre temas como o envelhecimento e a importância da família. Para participar do evento online, com transmissão pela plataforma Zoom, é necessário realizar inscrição prévia no site. Participantes do Clube de Leitura JHSP + Quatro Cinco Um também tem 20% de desconto na compra do livro pelo site da livraria Martins Fontes Paulista até 28 de setembro.

Encerrando a programação do mês, a JHSP e a Associação Brasileira de Ex-Bolsistas no Japão (Asebex) organizam, no dia 30, uma série de palestras explicativas sobre as diferentes modalidades de bolsas de estudo no Japão. O evento será presencial e voltado para todos os interessados em estudar ou fazer estágio no Japão, seja os que já estão prestando bolsa, os que ainda estão se preparando ou os que apenas querem conhecer as possibilidades de intercâmbio, tanto para descendentes quanto para não-descendentes de japoneses. Para participar, é necessário realizar uma inscrição gratuita pelo site.

Além disso, nos dias 15, 22 e 29 de setembro, das 14h às 18h, em parceria com a Study in Japan, a Japan House São Paulo fará a divulgação de materiais exclusivos sobre cursos e bolsas de estudos em diversos institutos de ensino japoneses.

 

Serviço:


Japan House São Paulo - Programação de junho de 2023
Endereço: Avenida Paulista, 52 – São Paulo, SP
Horário de funcionamento: terça a sexta, das 10h às 18h; sábados, das 9h às 19h; domingos e feriados, das 9h às 18h.
Entrada gratuita. Reserva online (opcional): https://agendamento.japanhousesp.com.br/  

Palestra - As mulheres no universo do Saquê
Com Miyuki Saito; Yasmin Yonashiro e Simone Xirata
Quando: 16 de setembro, às 15h
Onde: Sala de seminário - 1º andar
Faixa etária: maiores de 18 anos
Participação mediante retirada de senhas 30 minutos antes do evento.
Realização: Consulado Geral do Japão em São Paulo
Co-realização: JHSP e Associação Brasileira de Gastronomia Japonesa (ABGJ)

Desk Study in Japan
Quando: 15, 22 e 29 de setembro de 2023, das 14h às 18h
Local: Biblioteca e Sala de seminários - 1º andar da JHSP

Oficina Infantil - Heróis e heroínas do Japão
Quando: 17 de setembro, às 11h e às 14h
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: crianças entre 4 e 12 anos acompanhadas de adultos.
Vagas limitadas. Participação mediante retirada de senha com 30 minutos de antecedência.

Visitas mediadas à Japão em miniaturas (Presencial)
Quando: 19 e 26 de setembro, às 15h

Visitas mediadas à Dōshin: os encantos dos brinquedos japoneses (Presencial)
Quando: 19, 21,26 e 28 de setembro, às 11h30

Experimentação de brinquedos e Encontro com Freya (Presencial)
Sylvanian Families, Aquabeads e Jogos Epoch Super Mario
Quando: 24 de setembro, das 10h às 17h
Horários de encontro com a personagem Freya: 11h, 13h, 15h e 16h30
Local: Sala de seminário
Classificação indicativa: livre
Participação sujeito à lotação máxima do espaço, conforme a ordem de chegada no local.
Atividade realizada em colaboração com a empresa japonesa EPOCH.

Ciclo de Mangá
Kamen Rider, de Shōtarō Ishinomori
Quando: 24 de setembro, às 15h
Duração: 90 minutos
Participantes até 15 anos de idade devem estar acompanhados por um adulto responsável.

Pequenas paisagens: construções colaborativas no Brasil e no Japão
Quando: 25 de setembro, às 19h
Duração: 90 minutos
Classificação indicativa: Livre
Vagas limitadas. Participação mediante retirada de senha com 30 minutos de antecedência.
Tradução simultânea Português/Japonês/Libras
Apoio: NHK Educational, NHK Promotions e Agência do Japão para Assuntos Culturais

Clube de Leitura JHSP + Quatro Cinco Um (Online)
As últimas crianças de Tóquio, de Yoko Tawada
Quando: 28 de setembro, às 19h
Duração: 90 minutos
Vagas limitadas. Participação mediante inscrição prévia no site.
Transmissão via plataforma Zoom. Acesso liberado aos inscritos via e-mail.
Participantes do Clube de Leitura JHSP + Quatro Cinco Um de setembro têm 20% de desconto na compra do livro pelo site da livraria Martins Fontes Paulista até 28 de setembro

Palestra sobre Bolsas de Estudos e Estágio no Japão
Quando: 30 de setembro de 2023, das 13h30 às 17h50
Local: Sala de seminários - 1º andar da JHSP
Inscrições: https://www.sympla.com.br/evento/palestras-sobre-bolsas-de-estudos-e-estagio-no-japao/2144357

 

Sobre a Japan House São Paulo (JHSP):


A Japan House é uma iniciativa internacional com a finalidade de ampliar o conhecimento sobre a cultura japonesa da atualidade e divulgar políticas governamentais. Inaugurada em 30 de abril de 2017, a Japan House São Paulo foi a primeira a abrir suas portas, seguida pelas unidades de Londres e Los Angeles. Estabelecida como um dos principais pontos de interesse da celebrada Avenida Paulista, a JHSP destaca em sua fachada proposta pelo arquiteto Kengo Kuma, a arte japonesa do encaixe usando a madeira Hinoki. Desde 2017, a instituição promoveu mais de trinta exposições e cerca de mil eventos em áreas como arquitetura, tecnologia, gastronomia, moda e arte, para os quais recebeu mais de dois milhões de visitantes. A oferta digital da instituição foi impulsionada e diversificada durante a Pandemia de Covid-19, atingindo mais de sete milhões de pessoas em 2020. No mesmo ano, expandiu geograficamente suas atividades para outros estados brasileiros e países da América Latina. A JHSP é certificada pelo LEED na categoria Platinum, o mais alto nível de sustentabilidade de edificações; e pelo Bureau Veritas com o selo SafeGuard - certificação de excelência nas medidas de segurança sanitária contra a Pandemia de Covid-19.

 

Confira as mídias sociais da Japan House São Paulo


Site: https://www.japanhousesp.com.br   
Instagram: https://www.instagram.com/japanhousesp    
Twitter: https://www.twitter.com/japanhousesp   
YouTube: https://www.youtube.com/japanhousesp   
Facebook: https://www.facebook.com/japanhousesp   
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/japanhousesp